sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O que é a Consciência Negra?

        O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
            O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
           Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.


2 comentários:

  1. foi muito legal aprender um pouco sobre a consciência negra

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Lucchetta Frata18 de novembro de 2016 às 10:47

    foi muito legal , todos negros merecem respeito dos brancos .

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião... Revise o texto para ver se está correto. Mas só será aceito o que for escrito de forma educada! Na hora de postar um comentário, vá em "comentar como" escolha a opção NOME/URL e apenas escreva o seu nome.