OBJETIVOS:
*Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema.
*Criar novas expectativas com relação a algum problema de difícil solução.
PROCESSO:
* Os alunos formam um círculo e se dão as mãos.
* É importante lembrar que, sempre que for pedido para dar novamente as mãos, deverão repetir exatamente como estão: a mão esquerda para quem segura a mão esquerda e a direita para quem segura a direita.
* Após esta observação, o grupo deverá caminhar um pouco pelo pátio, livremente.
* A um sinal do professor, o grupo forma um único bloco no centro do círculo e, sem sair do lugar, cada participante deverá dar novamente a mão direita para quem segurava a mão direita e a mão esquerda para
quem segurava a mão esquerda (como no início). Com certeza, ficará um pouco difícil à distância entre aqueles que estavam próximos no início, mas o professor tenta motivar para que ninguém mude de lugar ou troque o companheiro com o qual estava de mãos dadas.
* Assim que todos já estiverem ligados aos mesmos companheiros, o animador pede que voltem à posição natural, porém sem soltarem as mãos em silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó
feito e voltar ao círculo inicial).
* Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.
OBS: Sempre é possível desatar o nó completamente.
Para iniciarmos o 2º Semestre Letivo com muita garra e força de vontade, as crianças foram desafiadas para realizarem a Dinâmica do Nó. No início tudo parecia simples e fácil, mas.... Tiveram pressa para concluir, mas quando chegaram ao nó, perceberam que não era tão fácil a dinâmica quanto parecia. Logo após a desconstrução do nó, os alunos sentaram em círculos onde eu Professora fui questionando eles sobre dificuldades, experiências, problemas, amizades, união e demais assuntos que iam surgindo.
Parabéns crianças pela motivação e interesse em desfazer o nó da Turma 41.
foi um pouco dificil mas conceguimos,foi muito legal
ResponderExcluirnmuito legal a briancadeira dinamica do nó
ResponderExcluir